domingo, 20 de novembro de 2011

Deus abre o Mar - Circulo de Oração Colunas de Fogo
Assembléia de Deus de Novo Gloria - BH/MG
Comentário: "Deus Abre o Mar", essa é uma das cançoes mais lindas interpretada por Debora Miranda. A Musica fala da segurança que o Senhor oferece aos seus servos, "É Deus encorajando sua igreja!". Nesta versão, o Circulo de Oração Assembleiano em Belo Horizonte, canta este maravilhoso hino, e a Gloria de Deus enche a Igreja.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dias de Elias - Lauriete ao Vivo
Assembléia de Deus de Betim/MG
Comentário: Sempre que Lauriete canta "Dias de Elias", a igreja se inflama de Gloria. Não há coração que aguente ficar quieto diante da proclamção do Volta do Rei e Amado Jesus. É Marvilhosa a maneira como Deus usa nossa irmã capixaba no louvor, pois existe algo peculiar nesta mulher de Deus. É que Lauriete, é apaixonada pela volta de Cristo, e faz questão de gravar em todos os Cds que lança, pelo menos uma musica de despertameto da igreja ao arrebatamento. Acompanho Lauriete desde criança, e confesso que se comparado ha muitas cantoras, Lauriete teve pouquissímas mudanças, que pudessem de alguma maneira interferir na imagem que os pentecostais tem dela.

Marca da Besta - Ninfa e Cálita
Assembléia de Deus de Betim/MG
Comentário: Ninfa e Cálita são duas cantoras pentecostais da cidade de Uberlandia/MG, mas o que diferencia o ministério dessas queridas irmãs é unção e autoridade do Espirito de Deus. Precisamos mais de cantoras assim nos púlpitos Assembleianos e menos estrelas cumprindo agenda!

Templos y Moradas
Iglesia Metodista Pentecostal del Chile
Comentário: "Deus habita no meio dos Louvores".. Aleluia!!! Como é lindo ver a igreja de Jesus Cristo Adorando a Ele em espirito e em verdade! Neste video nossos irmãos Chilenos, adoram ao Senhor com tanta intensidade de coração que a Gloria de Deus encheu o templo. Até eu aqui em BH, me emocionei e louvei ao Senhor me entregando a Ele, dizendo: "Senhor, eu sou teu Templo e tua Morada".. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo que é Santo, Santo, Santo, Santo... Digno de Adoracíonen toda la tierra!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Que Viva Cristo e Corinhos Pentecostais
Igreja Pentecostal no Chile
Comentários: É sempre muito gostoso cantar na congregação corinhos de Louvor ao Senhor Nosso Deus. Acredito que assim como nos alegramos, o Espirito Santo também se alegra no meio da igreja que louva a Deus com alegria! Vendo esses irmãos de outras nações cantando me deu saudades da pequena igrejinha da Rua Safira, onde passei a maior parte de minha infancia.... Deus seja Louvado!

Quão Bondoso Amigo é Cristo
Cruzada Biblica em Manhatan 2009
 Comentário: Como assembléiano do "pé rocho" sou suspeito de falar dos hinos da nossa Harpa Cristã, mas é que realmente cada hino ali descrito, são de uma profundidade espiritual tremenda. São poesias escritas debaixo da unção do Espirito Santo. A Maioria são composições internacionais, e irmãos em Cristo de varias partes e línguas ao redor do mundo ainda Louvam ao Senhor com esses santos louvores!


A Promessa - Coral Kerigma
Igreja Batista da Lagoinha/ Belo Horizonte
Comentário: Bom, que os Batistas sempre foram muito entregues na area do louvor todo mundo já sabe. No entanto, a musica na igreja não é um etretenimento como muitos crentes por ai pensam.. Cantar faz parte do culto racional a Deus, e uma de suas caracteristicas é "Elogiar a Pessoa de Deus" como também, entregar à igreja mensagens de encorajamento, edificação espiritual, exortação e instrumento de evangelísmo. Infelismente, não tem sido este o foco dos ministros de louvor da atualidade. Hoje estão preocupados em cantar apenas aquilo que o povo gosta e quer ouvir, colocando o homem no centro, e Deus "na parade", exigindo dele "direitos a cumprir" "dão ordens".
Navegando pelo meu amigo YOUTUBE, encontrei esta belissíma musica, tanto melodia como letra, interpretada pelo coral "Kerigma" do departamento de musica da Igreja Batista da Lagoinha, aqui mesmo em Belo Horizonte. Vale a pena expor musicas como essas...

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Riqueza - Cantora Elizama
Ass. Deus - Cacimba de Dentro/Paraíba

Comentário:Acho melhor você mesmo conferir nesse video, o porque de eu sempre postar videos de cantoras do nordeste. Sou supeito de ficar falando... confira!

Vai Voltar - Elisama
Gideões/SC
Comentário: Essa moça tem algo que chama atenção: Alem da bela voz e a unção do espirito Santo, é linda por fora tambem. Não se vê nela vaidades, carrega verdadeira identidade assembleiana. Reparem o belo cabelo dessa santa mulher, não é lindo?

Vale a Pena ser fiel -Elias e Rosimery
Assembléia de Deus - Florianopólis/SC

Comentário: Sou amante de duplas, principalmente quando os cantores louvam com unção. Confesso que a musica por sí só, é belissíma e cheia de unção, mas é inevitável não reparar nos cantores. Nesta versão, a musica "Vale a Pena ser Fiel" conhecida por Lauriete, ganhou um timbre diferente pelos nossos irmãos gauchos, Elias e Rosemey.


sábado, 12 de novembro de 2011

Face a Fé - Mocidade Ceifeiros do Senhor
Assembléia de Deus do Salgado Filho - BH/MG
Comentário: Como fico feliz e ver que ainda algumas mocidades assembleianas cantam esses verdadeiros louvores espirituais, que edificam os ouvintes na igreja. Deu saudades das concetrações de mocidades, COMADEC, UMADEMG realizados no ginásio do Mineirinho. Deus abençoe essa mocidade linda!

Sete Trombetas - Mocidade Voz Triunfante
Assembléia de Deus - Alecrim - Vila Velha/ES

Comentário: Sou suspeito de Falar dessa mocidade linda e forte. Talvez pelo fato de que a igreja do Alecrim, seja a minha segunda igreja (rsrsr). Todas as vezes que vou a Vila Velha, congrego nessa amada congregação da Assembleia de Deus. Contudo sou testemunha viva, que realmente eles tem unção no louvor. É Lindo ver a intensidade com que adoram ao Senhor Jesus! Parabéns à conselheira Joelma e seu esposo, principalmente ao Pastor Antonio Linhares.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cidadão do Céu - Moysés e Eunice
Assembléia de Deus em Curitiba/PR

Comentário: Meu Deus!! É Ouvindo e vendo louvores assim, que agente vai percebendo o quão distantes estão essa "Nova Safra" de Crentes do verdadeiro evagelho pregado por Jesus. " Para ser um cidadão do Céu é preciso renunciar", será que voce conhece dessa nova geração de cantores evangelicos, musicas que trazem mensagens genuinas como esta? Sabe, se ainda agente vê corinhos como estes sendo cantados nas igrejas, é porque ainda tem gente que não esta preocupada com que o povo vai achar da melodia e da letra. São verdadeiros remanescentes! Me fez lembrar da minha congregaçao, onde cresci... uma igrejinha pequenininha, as vezes nem um guitarrista tinha pra acompanhar o louvor, mas Jesus sempre estava presente confirmando com a manifestaçao de poder e transformação em nossas reuniões!

De Madrugada - Shirley Carvalhaes
Boston/EUA - 1995
Comentário: Oxalá, esse tempo voltasse acontecer, como as primaveras... Perco o folego ao lembrar de um passado não muito distante, mas que deixou saudades na igreja Assembléia de Deus. Não tem o que falar, dos cultos onde as pessoas eram "mais espirituais", fosse cantora famosa, ou um "membro de banco", todos eram iguais diante da congregação. Haaa que saudades... Como era gostoso, e nesse video, nossa amada irmã Shirley, nos faz voltar no tempo, ou quem sabe ao primeiro amor??

Sua Presença - Alice Maciel
Natal/RN

Comentário: Alice Maciel é uma cantora pentecostal do Rio Grande do Norte, cheia da unção de Deus. É impossivel nao Glorificar ao Senhor enquanto ela canta.. com tanta autoridade vinda de Deus, não a coração que não sinta a Gloria de Deus!

domingo, 6 de novembro de 2011

A volta de Cristo - Jair Santos
Templo Central da Assembléia de Deus - Recife.
Comentário: Como está fazendo falta louvores assim nas nossas igrejas. Louvores espirituais, que falam da saudade dos santos à Santa Sião que Jesus foi preparar! Dá vontade chorar, e somente quem tá ligando consegue perceber a profundidade do louvor!

Explosão de Adoraçao - Eliane Silva
Assembléia de Deus em São Luiz/MA
Comentário: Eliane Silva sempre me chamou atenção entre as demais cantoras pentecostais. Todas as apresentações dela por onde é convidada, O Espirito Santo sempre encontra liberdade. Ela tem algo diferente quando sobe num pulpito para cantar, pois não toma o microfone simplismente para cumprir uma agenda.. ela de fato envolve a igreja na presença de Deus. É como se ela nao se importasse em perder a pose de cantora, ou sair fora da etiqueta"gospel". Mas como consequencia, atravéz de seu louvor vemos Jesus batizar com Espirito Santo, curar e falar poderosamente! Deus abençoe e conserve nossa irmã Eliane Silva, essa mineirinha de Ipatinga/MG.

A Jumenta vai Falar - Dedos de Davi
Camboriú/SC 2009
Comentário: Dedos de Davi, é uma expressão de Louvor a Deus, que lembra o Rei Davi em seus momentos de Adoração em seu Palácio, em Jerusálem. Tanto para adorar a Deus como para expulsar demonios, o Louvor de Davi era frequente. Hoje nesse video, vemos o ministério Dedos de Davi, entregar uma mensagem forte e ungida para a igreja de Jesus Cristo. Muito lindo!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Unção Diferente - ao Vivo - Irmãs Andrads
Templo Central de Uberlandia/MG
Comentário: Glorifico a Deus pela vida dessas meninas. Agente vê Deus na vida delas, é a Gloria de Deus. Essa é a versão original da Musíca (Gloria) regravada pela Damares. Mas confesso que prefiro na voz dessas mineirinhas ungidas.

 Alaba a Díos -  Iglesia Pentecostal Metodista de Chile
Santiago/Chile
 Comentário: A musíca é um instrumento poderoso na vida dos Cristãos, seja para adoração, evangelismo, cerimônias ela sempre está presente em nosso Cultos, principalmente no Brasil. O Louvor a Deus atravéz da musíca, não somente Engradece a Pessoa de Deus, como atraí a presença Dele na vida do crente. Sobre isso, a carioca Cassiane, cantoou na musíca "Com muito Louvor", cd que lhe rendeu milhões de cópias. A Unção é pronfundidade de adoraçao que essa canção carrega, ultrapassou as fronteiras brasileiras e contagiou os nosso irmão Chilenos. Confira essa maravilhosa adoração em Santiago, "Alaba a Dios"!!

Fala Daniel - Raquel Silva
Assembléia de Deus Brásnorte/SP

Cometário: A primeira vez que ouvi esta musica de Mara Lima, foi na Assembléia de Deus do Jardim Balneário em BH/MG, em culto de Ciculo de Oraçao. Nunca tinha ouvindo um hino tao espiritual e vivo. Me apaixonei, pois por incrível que pareça, todas as pessoas que cantam esse louvor consegue levantar um barulho de Gloria na congregação. Mas não tem como se embriagar da Gloria de Deus, ouvindo uma mensagem tão poderosa, acerca do livramento que o Nosso Deus traz à todos que o buscam.

Hino Ezequiel - ao vivo com a Orquestra
Assemb. de Deus em Areia Branca-S. Cruz/RJ
Comentário: Belissímo Louvor profético com nossa querida irmã Georgete Rocha. Ficou perfeito a inteirçao do Circulo de Oração.


Estás Preparado? - Raquel Silva - Ao vivo.
Assembléia de Deus - Jd Camélias/SP
Comentário: Raquel Silva é mais uma daquelas cantoras Assembleianas que cantam e fazem a igreja vibrar na unçao do Espirito Santo. Nesta versão, Raquel traz uma mensagem de despertamento para a Igreja quer aguarda o Volta do Rei Jesus Cristo!


Não vai Parar - Conjunto de Senhoras Estrela da Manhã
Assembléia de Deus, São Marcos - Belo Horizonte/MG
Comentário: Mais um Circulo de Oração em que as proprías irmãs tocam e cantam seus hinos. Sei que é raro, mas de fato ainda existem (ainda bem que existem) nas Assembléias de Deus. É impressionante ver como o Senhor Jesus Cristo se manifesta na igreja com poder, sempre que essas mulheres se reúnem para O Adorar! Verdadeiras colunas da Igreja. Satanás não vai conseguir parar elas, Jesus não vai deixar! Quem dera, se os jovens aprendessem com essas santas mulheres! Confira!!



Quero ser Fiel Senhor - Círculo de Oração
Círculo de oração do Jardim Boa Esperança  Campinas/SP
Comentário: Como é lindo ver essas irmãs do Criculo de Oração espalhado em todo o mundo, nas Assembléias de Deus e em outras denominações que o adotaram. As vezes fico imaginando como o Senhor Jesus Cristo se emociona nas noites de Domingo, onde milhares e milhares de "circulos de orações", em todas as partes do Brasil, cada um em sua igreja, louvando a ELe. Nao é impressionante? Se eu pudesse, eu faria parte de um desses.. srsrsr. Deus abençoe essas irmã lindas lá de Campinas, interior de São Paulo.



 O Criador - Jackson e Talita

Grande Vigília

Comentário: Mais uma vez essa dupla ungída se apresenta em Louvor a Deus, porém, agora eles vem acompanhado de uma bela coreografía masculina na famosa vigília do "Bom Samaritano". Aprecie esse louvor de "Eliane Silva, na voz destes ataláias!


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Guerra de Josafá - Ao Vivo - Eliã de Oliveira 
Templo Central das ADPE
Comentário: Para mim, essa é uma das apresentações feita pela nossa querida irmã Eliã de Oliveira mais poderosa (se é que posso dizer), onde Gloria de Deus era "palpavel". A atmosfera espiritual encheu a igreja e o templo. Infelismente não estive lá no dia , mas aqui mesmo em frente ao computador dá pra gente receber e perceber que aquele ambiente se tornou um "pedaçinho do céu! Glorias a Deus, por ainda existir igrejas onde a presença de Deus é real, pois muitas igrejas que vemos por aí, principalmente em cidades grandes, já foi extinto momentos como esse. Esse evamgelho moderno, aos poucos foi extirpando essa característica de muitas igrejas, dando lugar à vaidades, mundanismos e como consequência: FRIEZA ESPIRITUAL!


 É Ele - Cantor Seninha  

Templo Central - Recife/PE

Comentário: É raro ver crianças louvando ao Senhor com letras fortes, não voltada ao publico infantíl. Normalmente, ao ver uma crinaça louvando a Deus numa congregação, nossa atenção é voltada para  sua inocência e pureza de coração, mas no caso deste "servinho" de Deus, o que nos encanta vai além do "ser criança, está na unção do Espirito Santo que envolve a Igreja.

Louvores Inesquecíveis: Deus Abre o Mar - Debora Miranda - IPDA/SP Ao Vivo...

Louvores Inesquecíveis: Deus Abre o Mar - Debora Miranda - IPDA/SP Ao Vivo...: Deus Abre o Mar - Debora Miranda - IPDA/SP Ao Vivo em Ginásio de Fortaleza/CE Comentário: Cantora Débora Miranda da "Igreja Pentecostal De...

Louvores Inesquecíveis: Fica Na Porta - Cantora Eliã de Oliveira - Recife/...

Louvores Inesquecíveis: Fica Na Porta - Cantora Eliã de Oliveira - Recife/...: Fica Na Porta - Cantora Eliã de Oliveira - Recife/PE 8º Congresso das Mulheres de Pernambuco Comentário: Não sei o que dizer dessa santa mu...
Fica Na Porta - Cantora Eliã de Oliveira - Recife/PE
8º Congresso das Mulheres de Pernambuco

Comentário:Não sei o que dizer dessa santa mulher de Deus. Todas as vezes  que a vejo  nas igrejas fico arrepiado só de ver como Deus a usa com Graça e Poder para cantar! É muito lindo a maneira que Deus usa essa Assembleiana Nordestina. Varias vezes, cheguei a parar tudo que estava fazendo na net, para ver ela cantando, e em todas as vezes sinto a Santa Presença de Deus. Vale a pena conferir!!

Grupo  de Senhoras Jeová Nissi - Natal-RN  

Comentário: Eu sempre apreciei o Louvor dos Circulos de oração Assembleiano, pois realmente essas irmazinhas são cheias de Deus! Agora, se ver essas mulheres de Deus cantando, já é lindo... Imagine ve-las Cantando e tocando seu proprios instrumentos??? É muita Gloria!! Participação das irmãs que são de Natal nos 30 anos da Umadalpe da sede de Abreu e Lima/Pe. Foi manto do Céu quando elas comeceram a cantar e tocar... Pense no fogo! Realizado dia 26 de junho de 2010.

 

 

Deus Abre o Mar - Debora Miranda - IPDA/SP
Ao Vivo em Ginásio de Fortaleza/CE
Comentário: Cantora Débora Miranda da "Igreja Pentecostal Deus é Amor", é uma das poucas cantoras pentecostais da atualidade que ainda se mantem na verdadeira unção! Muita gente conhece o trabalho da IPDA, inclusíve pelos rigidos "Costumes", do qual não abrem mão. Deus seja Louvado por isso! Quem nunca ouviu musicas como "O Choro", "Gratidão", "Sonhos" e "Deus Abre o Mar"? Confira um vídeo em que essa mulher cheia do Espirito Santo aparece cantando, e Jesus vai sendo Glorificado!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Eu Sou Pentecostal - Irmãs Andrad´s - Uberlandia/MG
Culto na Assembleia de Deus em Goiania/GO
Comentário: Glorifico a Deus pela vidas dessas irmas mineirinhas, Ow Gloriaaa!!! Fico maravilhado quando alguem canta sobre a chama pentecostal, ainda mais quando o cantor se envolve na Gloria Divina juntamente com a igreja. Conheci essa dupla abençoada na casa do meu grande amigo,aqui mesmo de Belo Horizonte, Pastor Wádson Lima. Tive o prazer de ligar la em Uberlandia e falar diretamente com uma dessas bençãos. Que o Espirito Santo as conserve como Brasas Vivas, incendiando a Igreja!

É Mistério - Samuel Mariano   

Vigilia do Bom Samaritano/SC

Comentário: É típico dos crentes nordestinos chamarem a atenção da igreja enquanto Louvam ao Senhor. É impressionante, como naturalmente, sem fazer força a presença de Deus enche o lugar quando louvam. Alguem diz que lá no Nordeste, a igreja sem mantém num padrao de "Usos e Costumes" bem rigído, por isso as "brasas se ascendem" com facilidade. Bom, se são os costumes que fazem a diferença, julgue cada um. Mas de fato, que a Igreja do Nordeste brasileiro se preocupa com a santidade do corpo, alma e espirito, niguem pode negar!

Nesse vídeo, chamo atenção para esse jovem, Samuel Mariano Recife/PE, cheio de unção e improvisos enquanto canta.  O sotaque forte é um adereço à sua voz, o que além de bonita é carregada de unçao do Santo Espirito!

 



Pelo Sangue de Jesus - Alvaro Tito - Louvor da Saudade!
 Assembléia de Deus de Sete Lagoas/MG
Comentário: Quem não se lembra dos Louvores de Alvaro Tito tocando nas rádios evangelicas do Brasil? Em meados dos anos 80/90 grandes composições inspiridas pelo Espirito Santo faziam parte do repertório dos cantores Cristãos. E é com muita honra, que a Assembléia de Deus na cidade Sete Lagoas/MG (ministério de Belo Horizonte) realizou, um culto denominado "Louvor da Saudade", com o intuito de cantar e relembrar louvores antigos que marcaram o ministério de muitos crentes, mas que hoje são esquecidas! Estiveram presentes grandes nomes que fizeram história na musica evangélica nacional: Alvaro Tito, Ozéias de Paula, Feliciano Amaral, Trio Alexandre, Eula Paula dentre outros... Confira!


Repente - Dupla Canção e Louvor (Claúdio e Claúdia)
Templo Central das Assembleias de Deus em Recife/PE
Comentário: Eu particularmente nunca gostei de modas de viola, não é meu estilo. Mas à uns meses descobri no meu amigo YouTube, uma dupla muito especial lá do Recífe - Pernambuco: Cláudia e Claúdia, ministérialmente "Dupla Canção e Louvor.
Desde o dia em que os ví cantando em um congresso na ADPE, fiquei apaixonado pelo modo com que se apresentam nos cultos. Algo diferenciado às demais duplas musícais evangélicas; É que eles tem uma caracteristica muito própria deles, um repente antes de cantarem e envolverem a igreja em rajadas de Glórias a Deus, misturado com Aleluias! Não tem como participar de uma apresentação desses jovéns,e ficar de boca calada. E o que mais chama atenção neles, é a ousadia e firmeza com que compoem seus hinos, com mensagens extraídas da Biblia, que vai desde promessas até a exortação à santificação dos Crentes, o que não é nada comum entre essa nova geração de jovens Assembleianos!

Amassa o Barro - Cantora Raquel Santos
Assembléia de Deus de Salvador/BA

Comentário: Infelismente hoje o  pentecostalismo no Brasil deixou de ser uma característica da igreja de Jesus Cristo que se relaciona e  acredita na pessoa do Espirito Santo, bem como em sua ação na vida do homem nos dias de atuais, para ser um "movimento", "Estilo". E com isso tentaram padronizar e esteriotipar o Pentecoste em pregaçãoes, musícas e na liturgia dos cultos em sí. Enquanto isso o verdadeiro mover do Doce Espirito, tem ficado a parte de suas reuniões. Inverteram os valores, achando que, o "Barulho faz Pentecoste" quando na verdade o "Pentecostes é quem gera barulho" assim foi com os 120 crentes que aguradavam a chegada do Consolador no templo em Jerusálem. De longe ouviu-se o barulho da multidao que falava em línguas novas, bem como vento que soprava. Mas nesse video, chamo atenção para essa cantora Baiana, que não é como as demais que insistem em fazer barulho com suas musicas, forçando um "movimento". Realmente ela canta com naturalidade, e na virtude do Espirito Santo. Não se trata de mais um "Re-te-té", mas de uma forte presença da personalidade nordestina na canção em parceiria com a Presença do Espirito de Deus!

Dois Ungidos - Jackson e Talíta
Assembleia de Deus de Santa Catarina/Sul do Brasil
Comentário:  Dois Ungidos de fato cantando  "Dois Ungidos" de Vanilda Bordiere. Como é gostoso saber que ainda existem pessoas que quando abrem a boca para Louvar ao Senhor Jesus Cristo, a Gloria de Deus é derramada. Sobre a unçao e autoridade com que cantam, não é nescessário comentar, mas a maneira como se apresentam, a inteiração entre sí chama a  atenção. Não.. não se trata de coreográfias, isso é cantyar com a voz, mas com o corpo também! Que Deus os conserve na simplicidade e santidade que convém aos Crentes em Jesus Cristo! 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Gideão e os Trezentos - Eliã de Oliveira

Gideão e os Trezentos - Louvor de Eliã Oliveira 
Assembléia de Deus do Recife/PE
Comentário: Infelismente, pouco se vê nas Assembléias de Deus, cantoras que ainda louvam com Graça e Unção do Espirito Santo. A Verdade é que até existem letras bonitas nos "louvores" atuais, porém simplesmente uma letra bonita não é o suficiente para tocar o coraçao do ouvinte, se misturado ela nao tiver a ação do Espírito. E se existe uma coisa que atrai a manifestação do Doce Espírito Santo é a inteiração do homem com a Palavra de Deus, e isso vemos de sobra nas letras das canções cantadas pela querida irmã nordestina Eliã de Oliveira!


Hino do Soldado

39º Aniversario Circulo de Oração "Vencendo Pela Fé" - IEAD - Uruguaiana/RS
 Comentário: Raridade ver esses louvores nas Assembleias de Deus destes ultimos anos! Parabens aos Irmaos Gauchos por trazerem a memória, hinos espirituais que realmente edificam a vida do crente.